< voltar para o Blog

Por que sua empresa precisa ter um paralegal?

Construir uma empresa de sucesso e manter uma gestão eficiente é uma tarefa árdua aos empreendedores brasileiros. As legislações brasileiras são extensas e complexas, além de possuírem inúmeras burocracias que afetam o cotidiano das organizações.

Atualmente, cada cidade brasileira possui um procedimento específico para regularização das atividades empresariais, assim como para obtenção de alvarás, licenciamento no corpo de bombeiros, licenças sanitárias, ambientais, entre outros. Além disso, toda empresa precisa ser muito bem assessorada em suas fiscalizações e na obtenção das certidões negativas.

Estudar como funcionam esses processos demanda tempo, dedicação e muita experiência para que não aconteçam erros capazes de atrapalhar o desempenho e funcionamento da empresa. É para isso que existem departamentos específicos que atuam no âmbito paralegal.

Nesse sentido, o setor paralegal pode ser conceituado como responsável pelos aparatos legais das empresas, visando seu fortalecimento e garantindo uma segurança contínua. Tal atividade requer profissionais com conhecimento sobre a legislação e os procedimentos nos órgãos governamentais, tais como advogados e contadores.

Quais são os benefícios da terceirização das atividades paralegais?

Aumento da eficiência e produtividade 

O departamento paralegal representa um ganho de eficiência e produtividade à medida que garante que a empresa tenha foco e concentração em suas tarefas principais, enquanto os demais afazeres burocráticos, como a obtenção de certidões e regularizações nos órgãos governamentais, sejam realizados por uma equipe específica.

Assim, se a terceirização das atividades paralegais promove a diminuição da carga de trabalho dos demais colaboradores, isso significa aumentar o bem-estar corporativo e gerar mais foco nas funções essenciais da empresa. Dessa forma, ela terá profissionais dedicados ao seu “core business”.

Segurança para a empresa

As empresas que contam com um departamento paralegal diminuem de forma relevante os problemas gerados pelo desconhecimento dos procedimentos para obtenção de certidões, alvarás e licenças nos órgãos governamentais.

Além disso, a experiência nos trâmites dos órgãos públicos facilita o requerimento e acelera o deferimento dos processos. Tudo isso oferece maior segurança para a organização, que estará em conformidade perante os órgãos públicos tanto em sua situação cadastral quanto fiscal, minimizando os riscos no desempenho de suas atividades.

Uso da tecnologia em favor da empresa

A tecnologia está revolucionando os processos empresariais e, em relação às atividades paralegais, não é diferente. Ela tornou-se uma grande aliada para diminuir burocracias nos órgãos governamentais e, assim, garantir maior agilidade nos processos. Dessa forma, contar com um departamento paralegal que possua ferramentas tecnológicas faz com que o empresário tenha maior controle na gestão, podendo consultar suas licenças e certidões de forma ágil e em qualquer lugar que estiver.

Conclusão

Diante desse contexto, é de suma importância para os empresários conhecerem a atividade que um departamento paralegal pode realizar e implementar. Assim, poderão se dedicar efetivamente às suas atividades e delegar as demais questões burocráticas àqueles que são especialistas no assunto.

Escrito por Marcelo Tonette Junior.