< voltar para o Blog

O fim da papelada: como o RH vai contratar a partir de agora

Se alguns anos atrás as grandes consultorias do mundo produziam listas de tendências de Recursos Humanos incluindo ferramentas tecnológicas como uma delas, hoje, ao contrário, elas costumam publicar, a cada início de ano, uma lista de tendências tecnológicas para o setor. O movimento não é difícil de entender: hoje, não se fala de RH – no presente ou no futuro – sem se falar em tecnologia.

É assim que, neste começo de 2021, as tendências comuns apontadas por essas mesmas consultorias internacionais são de que o RH viverá uma espécie de segunda revolução tecnológica, com a chegada definitiva da Inteligência Artificial para recrutar talentos e expandir sistemas, da integração de dados em plataformas em nuvem e da expansão até de Virtual Reality (Realidade Virtual) – influenciada pela mudança estrutural que as empresas precisaram promover em meio à crise da covid-19.

Na Funcional Consultoria, nós temos atuado da mesma forma. Isto é: olhando para as principais inovações do universo de Recursos Humanos para usá-las como inspiração.

Neste ano, nós lançamos a primeira versão de uma solução de admissão digital para empresas chamada Portal Admissional, cuja arquitetura é 100% em nuvem e elaborada dentro de uma plataforma própria – o F-Smart. O Portal Admissional foi desenvolvido, sobretudo, para mudar a forma como as empresas admitem seus novos contratados.

Os entraves admissionais de hoje

Hoje, muitas das dores das áreas e empresas de Recursos Humanos circulam em torno da falta de ferramentas, tanto para documentar ofertas de trabalho como para receber dados dos candidatos aprovados para o processo de admissão. É uma etapa demorada, repleta de processos, assim como de papéis e fluxos de objetos físicos (documentos, fotografias, etc).

O mais comum é que, após contratar uma pessoa, o RH entregue uma lista grande de documentos aos quais cabe ao novo contratado providenciar. Depois, ele ainda fica à cargo de realizar o exame médico (que gera uma outra guia em papel necessária ao processo), de abrir uma conta bancária na instituição que atua junto à empresa e, então, de voltar à empresa com todo esse material para combinar o início do trabalho.

Para o recrutador, fica a demora e os entraves desse processo, sem contar o desafio de digitalizar todos os dados do novo funcionário no sistema – cuja principal função é integrá-lo à folha de pagamento. Tudo isso significa tempo de trabalho manual e um intervalo, muitas vezes enorme, entre a contratação e o início formal do contratado. Para o novo colaborador, por sua vez, fica o custo das emissões de todos os documentos e dos vários deslocamentos para tê-los todos à mão.

A nova solução da Funcional para o RH

Portal Admissional foi pensado como uma ferramenta que agiliza, otimiza e torna mais seguro o processo de admissão de novos colaboradores, porque reduz grande parte do trabalho manual necessário atualmente em todas as fases de uma contratação – preenchimento de fichas em papel, digitalização de documentos, etc. – por meio da digitalização. Ele também é um meio de interação entre o recrutador e os possíveis candidatos a uma vaga, já que, por meio dele, a empresa pode enviar uma proposta de trabalho para os pleiteantes àquela posição.

Isso significa dizer que por meio do Portal Admissional tanto o contratado quanto a empresa contratante conseguem resolver, em um único lugar e de forma digital, todas as pendências ligadas a um processo de admissão desde o anúncio da vaga, sem cópias ou digitalização de documentos. Até mesmo a assinatura dos contratos e termos é realizada sem a presença de papéis.

Além disso, o novo módulo ainda apresenta uma área de recomendações de saúde produzidas pelos órgãos competentes, fator que se tornou fundamental na admissão de pessoas em meio à pandemia, quando o distanciamento social se tornou uma medida necessária para o enfrentamento ao coronavírus.

A ferramenta é a materialização de uma postura da Funcional Consultoria em relação aos seus clientes: a de acompanhar a experiência deles constantemente, entendendo processos, fluxos, gargalos, entraves e todas as operações cotidianas que funcionam e que, ao contrário, prejudicam o andamento do trabalho. Então, essa observação presente nos ajuda a pensar em soluções personalizadas que, em alguns casos, se ampliam para outros parceiros.

Se você tiver alguma dúvida sobre o Portal Admissional do F-Smart, da Funcional Consultoria, clique aqui e marque uma reunião comigo. Vai ser muito bom te apresentar a solução e apresentar ideias para transformar, potencializar e perpetuar seus negócios.

 

Fábio Carvalho, diretor trabalhista da Funcional Consultoria