< voltar para o Blog

eSocial: por que sua empresa deve enviar eventos de SST ao ambiente de testes?

Empresas que faturaram mais R$ 78 milhões estarão obrigadas a transmitir eventos de SST - Saúde e Segurança do Trabalho pelo eSocial a partir de julho. Até lá, o ambiente de testes - já liberado pelo Comitê Gestor do eSocial para todos os grupos, é a oportunidade para as empresas verificarem se seus sistemas estão adequados.

O ambiente de testes (produção restrita) foi aberto para o recebimento de eventos de SST em 18 de março. Devem ser informados os seguintes eventos:

  • tabela de ambientes de trabalho,
  • comunicação de acidente de trabalho,
  • monitoramento da saúde do trabalhador,
  • exame toxicológico do motorista profissional,
  • condições ambientais do trabalho - fatores de risco,
  • treinamentos, capacitações, exercícios simulados e outras anotações.

 

As empresas têm pouco mais de três meses para enviar esses eventos na área de produção restrita como forma de validar o sistema, é o que esclarece o consultor trabalhista e previdenciário da Funcional Consultoria, Fábio Carvalho. “É o momento para observar como o governo está se comportando e se os processos da empresa estão em dia em relação aos prazos e, principalmente, avaliar a qualidade das informações que serão enviadas ao governo”, destaca.

As informações que não forem transmitidas de forma correta serão facilmente identificadas pelo eSocial. Estar preparado é fundamental para evitar passivos. “As inconsistências identificadas podem gerar autos de infração e multas”, ressalta Fábio Carvalho.

Segundo o consultor trabalhista e previdenciário, outro importante fator a se considerar é o de terceirização: “É preciso entrar em contato com os parceiros e mapear esses processos. Registrar e documentar quem vai gerar e fazer a gestão dos arquivos XML, para que nenhuma das partes tenha problemas”, afirma.

A preocupação é grande, segundo Carvalho. “É uma mudança radical de cultura e de processos nas organizações. Agora, o papel não é mais aceito: antes os dados podiam ser retroativos, agora não mais”, alerta.

 

Dúvidas com o eSocial?

O eSocial veio para melhorar o ambiente de negócios no país, aumentando a qualidade das informações trabalhistas e fiscais, reduzindo a redundância das informações exigidas aos contribuintes.

Além disso proporciona uma diminuição nas fraudes contra o INSS e seguro-desemprego, garantindo de forma mais efetiva os direitos dos trabalhadores, assim como um aumento na arrecadação de tributos.

Os e-books elaborados pela Funcional Consultoria já auxiliaram centenas de pessoas a melhorarem os processos das empresas para o envio dos dados pelo eSocial. O mais recente, lançado em março, lista as principais infrações trabalhistas e previdenciárias. Também traz exemplos práticos de como as irregularidades serão facilmente identificadas pelo fisco por meio do eSocial. Acesse o e-book clicando neste link.

Já o Kit para Compliance em eSocial reúne três e-books que trazem informações úteis sobre compreensão das mudanças, os impactos e os melhores caminhos para implantação do eSocial com 100% de compliance.

 

Saiba mais sobre Compliance Trabalhista e Previdenciário na página da Funcional Consultoria

 

Comunicação Funcional Consultoria